Celebramos, a 7 de março de 2021, os 70 anos da Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso.
Ao longo destas 7 décadas, procurámos sistematicamente promover a saúde e o desenvolvimento humano, gerando comunidades mais saudáveis, envolvendo as famílias que servimos, algumas ao longo de várias gerações.
Orientada pela Visão de que “estimular o desenvolvimento infantil, pela promoção da saúde, é um fator crítico para o desenvolvimento humano”, a Fundação proporciona um modelo de vigilância de saúde assente nas melhores práticas de medicina preventiva e personalizada e de enfermagem de família, atuando precocemente, prevenindo e gerindo a doença.
No modelo de saúde da Fundação, a família constitui-se como um núcleo fundamental à construção de cada um dos seus membros como pessoa na sua globalidade física, psicológica, sociocultural e espiritual. Procuramos, pois, responder às necessidades decorrentes do seu ciclo de vida, com principal relevância para as etapas da gestação e da saúde da criança (0 – 18 anos).
É marca distintiva (e muito valorizada pelos utentes/clientes) da Fundação, a combinação da vigilância de saúde através dos rastreios (em idades decisivas do desenvolvimento infantil e ajustados ao risco individual) com o diagnóstico precoce e a intervenção terapêutica em tempo útil, esta sempre que necessária e possível em ambulatório.
Modelo de Saúde Infantil e Juvenil da Fundação
Ao longo destes 70 anos de atividade, o âmbito da Fundação tem evoluído, contemplando o alargamento dos serviços, em consonância com os tempos e as novas exigências das famílias a que a Fundação continuadamente procura dar resposta.
- níveis de satisfação por parte dos seus utentes/clientes muito elevados (na ordem dos 96%-100% de ·avaliações de Bom e Muito Bom);
- perceções do estado de saúde do próprio e dos familiares superiores às da população em geral (87-88% ·de Bom a Ótimo e superior a 99% para as crianças);
- e resultados em saúde distintivos (quando a disponibilidade de indicadores para a população em geral permitiu a comparação – casos da saúde oral e da saúde da visão, por exemplo).
- A Fundação assume uma cultura de criação de Valor Partilhado, envolvendo na sua estratégia de atuação todos os stakeholders, potenciando a capacidade de promover famílias, comunidades e uma sociedade mais saudáveis. Esta cultura de partilha foi, tradicionalmente, sendo desenvolvida com entidades ou iniciativas de relevância nacional, alargando-se o perímetro, no intuito de partilhar e detetar boas práticas, com parcerias de âmbito internacional.
CUIDAMOS HOJE DO AMANHÃ!