Declaração COVID-19. É tempo de reorientar as nossas sociedades e economias. Precisamos dar prioridade ao desenvolvimento da primeira infância.
A Fundação associa-se e apoia esta Declaração. desenvolvida e divulgada pela Eurochild, International Step by Step Association, Roma Education Fund e European Public Health Alliance.
A crise atual oferece oportunidades quase ilimitadas para ‘reinventar/reimaginar’ o futuro das nossas sociedades e economias, aprendendo com as lições do passado. Acreditamos que a nossa prosperidade e resiliência a longo prazo dependerão de quanto priorizarmos as necessidades das gerações mais jovens e daqueles que cuidam delas.
O surto de COVID-19 revelou o verdadeiro impacto de uma década de austeridade que reduziu ao mínimo os sistemas de saúde e proteção social em muitas partes da Europa. Ao fazê-lo, a crise destacou várias constatações que foram esquecidas ou negligenciadas:
- a proteção dos mais vulneráveis na sociedade indica o nível de proteção da sociedade como um todo;
- o nível de compromisso político de um governo em garantir o bem-estar, o desenvolvimento saudável e a aprendizagem de todas as crianças pequenas é um indicador sólido da liderança empenhada e virada para o futuro de uma sociedade;
- cuidar e apoiar as crianças é altamente exigente e todos os serviços em torno das famílias – desde a educação e cuidados na primeira infância, aos serviços sociais e de saúde, até às escolas e à comunidade em geral – são vitais para o bom funcionamento da sociedade;
- os profissionais de saúde, serviço social e educação desempenham um papel vital na proteção social e contribuem para a integridade e funcionamento dos principais setores sociais e da sociedade;
- a despesa pública para proteger e apoiar os mais vulneráveis é um investimento necessário para garantir que a proteção chegue a todos. Este investimento melhora a integração social e reduz as despesas em saúde e sociais futuras;
- a saúde da população é uma base essencial da sociedade, onde os determinantes sociais da saúde e da igualdade são fundamentais.
- O apoio de saúde e social para todas as famílias com crianças é um fator/motor crítico para o desenvolvimento económico sustentável e a coesão social. Reconhecendo que “é preciso uma aldeia para criar um filho”, o apoio público às famílias e comunidades deve ser visto não como um custo, mas como um investimento essencial.
A ciência do desenvolvimento infantil enfatiza que os primeiros anos são vitais para o desenvolvimento e o bem-estar de uma criança e ao longo de toda a vida. O crescimento e o desenvolvimento saudáveis requerem nutrição adequada, habitação, acesso aos cuidados de saúde, atividade física, estimulação precoce e cuidados de qualidade que respondam às suas necessidades, visando o melhor começo de vida e a prevenção de maiores desigualdades. As bases sólidas no início da vida fornecem a base para o crescimento e o desenvolvimento de todos os indivíduos e das sociedades.
Garantir o desenvolvimento saudável e equilibrado das crianças nos seus primeiros anos de vida, representa uma condição fundamental para o bem-estar de toda a sociedade.
Os serviços públicos dirigidos à primeira infância representam um pilar no desenvolvimento de sociedades e economias.
Todas as crianças merecem o melhor começo de vida e todas as famílias precisam de apoio para o garantir. O acesso a serviços de saúde de qualidade, medicamentos, vacinação, nutrição adequada, ambiente seguro, serviços de apoio aos pais e filhos e oportunidades de aprendizagem precoce (programas em casa, serviços formais e informais) contribuem para o ótimo desenvolvimento físico e mental das crianças.
Todos os serviços dirigidos à primeira infância são fundações sólidas e essenciais de uma sociedade. Devem estar disponíveis e acessíveis a todos. E devem ser apoiados na cooperação conjunta intersectorial para garantir que sejam disponibilizados a TODOS os jovens cidadãos, seus cuidadores e pais.
Ao priorizar o investimento em serviços dirigidos à primeira infância, os governos contribuem para aumentar o bem-estar coletivo, em vez de se concentrarem apenas no crescimento do PIB. Colocando como primeira prioridade o bem-estar das crianças e famílias, a responsabilidade social e a coesão, todos nós seremos melhor servidos.
Não há futuro melhor nas nossas sociedades se não nos focarmos AGORA no bem-estar de todas as crianças e suas famílias!
A EUROCHILD promoveu a publicação. da Declaração no dia 26 de maio de 2020.
CUIDAMOS HOJE DO AMANHÃ!