Cuidamos Hoje do Amanhã. A Fundação recomenda.

autor FNSBS / abril 2020 / versão1 30abril20; versão2 4 de maio20; versão3 11maio20; VERSÃO4 18MAIO20; VERSÃO5 22MAIO; VERSÃO6 29MAIO20;
recomendações fnsbs no combate à COVID19 É tempo de reduzir a proximidade física, mas aumentar a nossa conexão social e relacional. A conexão com os outros torna-nos mais inteligentes, felizes, produtivos e resilientes. E também ajuda a combater o impacto do isolamento na saúde física e psicológica, melhorando o funcionamento cardiovascular, endócrino e do sistema imunitário.

Recomendamos às famílias, a consulta de um conjunto alargado de recursos, para ajudar a ganhar o combate à Covid-19.

Desconfinamento Covid-19

Regresso seguro ao trabalho - Recomendações para que todos convivam e trabalhem com segurança, saúde e bem-estar, num contexto de pandemia:

Regresso à vida social em cafés, restaurantes e similares - a partir do dia 18 de maio, siga as recomendações da DGS para reduzir os riscos de contágio:

  • Se apresentar sinais ou sintomas de COVID-19 não deve frequentar espaços públicos.
  • Efetuar a reserva prévia de lugares, e preferir áreas exteriores;
  • Distanciamento de dois metros nas filas de espera, entre mesas e pagamento ao balcão;
  • Utilizar máscara quando estiver em pé;
  • Higienizar as mãos à entrada e à saída do estabelecimento;
  • Evitar tocar em superfícies e objetos desnecessários;
  • Antes do início da refeição, lavar as mãos com água e sabão e secar com papel de uso único;
  • De preferência utilizar um meio de pagamento que não implique o contacto físico;
  • No espaço de restauração: a mesa não deve ter objetos decorativos; os pratos, copos e talheres são colocados na mesa na sua presença; as ementas são de uso único, ou em placas manuscritas ou digitais; os funcionários usam máscara e desinfetam as mãos entre atendimentos.

O resumo do Plano de Desconfinamento permite ter uma perceção clara e simples dos cuidados a ter no convívio e a comunidade, face a Covid-19, nas semanas de maio e junho de 2020.

Saúde e Atividades Diárias. Medidas Gerais de Prevenção e Controlo da COVID-19:

    ✔       Distanciamento entre pessoas;
    ✔       Utilização de equipamentos de proteção;
    ✔       Higiene pessoal, nomeadamente a lavagem das mãos e etiqueta respiratória;
    ✔       Higiene ambiental, como a limpeza e desinfeção;
    ✔       Automonitorização de sintomas, com abstenção do trabalho caso surjam sintomas sugestivos de COVID-19.
Consulte o Guia Volume I, da DGS

Regresso à creche, creche familiar e ama, com todo cuidado! de modo seguro e informado, tendo em vista a segurança das crianças e dos profissionais.

COVID-19 Onde estamos e para onde vamos

Como surgiu o vírus, como se propaga e quais as medidas de proteção na fase de distanciamento social, no vídeo da OMS- Organização Mundial da Saúde.

Onde estamos e para onde vamos, sessão webinar, explica a SPP - Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

Vacinação

Milhões de vidas são salvas graças à vacinação, reconhecida como uma das intervenções de saúde mais bem-sucedidas e de maior custo-benefício. O declínio de doenças infeciosas devido as vacinas é um dos avanços mais marcantes em pediatria. Ver noticia Vacinação e comunicado da DGS.

Consultas de vigilância e rastreio, nas crianças

As orientaçõesorientações da DGS são claras: os bebés e crianças devem dar continuidade no Programa Nacional do Rastreio Neonatal, nomeadamente com o 'teste do pezinho', e o Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil nomeadamente quanto as consultas de vigilância das crianças e rastreio doenças metabólicas, e da vacinação.

Distanciamento Social

Conselhos práticos sobre os cuidados a ter ao sair e entrar em casa, os conceitos de distanciamento Social em tempos de COVID-19 e de Isolamento.

Regras de Proteção

O uso de máscaras na comunidade constitui uma medida adicional de proteção, pelo que não dispensa a adesão às regras de distanciamento social, de etiqueta respiratória, de higiene das mãos e das superfícies e a utilização de barreiras físicas, tendo de ser garantida a sua utilização adequada.

Em caso de isolamento, expressamente indicado por profissional de saúde, veja como proteger-se a si e aos seus no folheto.

A utilização das máscaras de uso social (EPI) deve ser considerada em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas (supermercados, farmácias, lojas ou estabelecimentos comerciais, transportes públicos, etc). Como colocar, utilizar e remover a máscara comunitária, de uso único, em segurança, no vídeo.

Os resíduos máscaras e luvas devem ser colocados em contentores de resíduos indiferenciados, e não devem ser deitados ao chão nem ser colocados nos ecopontos, apenas dedicados a resíduos de embalagens, vidro e papel/cartão. Para o caso da preparação dos resíduos de uma pessoa com Covid-19, a DGS orienta.

Gravidez, Parto e Amamentação

A DGS publicou orientação sobre gravidez e parto, que inclui medidas desde os cuidados pré-hospitalares em grávidas com suspeitas ou infeção COVID-19 até à assistência ao parto.

Conselhos para a gravidez da UNICEF durante a pandemia COVID-19.

Na entrevista a UNICEF Franka Cadée, Presidente da Confederação Internacional de Parteiras, assegura: "As mulheres grávidas não correm mais risco de contrair o vírus Covid19 do que outro qualquer grupo de pessoas. A informação de que se dispõe até o momento indica que é perfeitamente seguro seguir amamentando o bebé. As investigações revelam que o vírus Covid19 não se transmite através do leite materno. O vírus Covid19 não se tem encontrado no fluido vaginal, nem no sangue do cordão umbilical nem no leite materno, embora a informação segue em atualização constantemente. Até a data o vírus tampouco foi detetado no líquido amniótico nem na placenta".

Saúde mental

A obrigatoriedade de isolamento físico, o trabalho a partir de casa, a pressão psicológica nas repostas a nível familiar e profissional, assim como as angústias diariamente sentidas por este confinamento trazem novos desafios para a manutenção da saúde mental.

Linha de Apoio Psicológico. A Fundação lançou a Linha de Apoio Psicológico dirigida aos seus utentes e à comunidade em geral. A nossa Psicóloga Dr.ª Carla Tavares (tel. 211533854) está disponível de segunda a sexta-feira das 10-13h; 14-18h.

Como evitar e resolver conflitos em situação de isolamento no documento da Ordem dos Psicólogos Portugueses- OPP- e três passos para Lidar com a Ansiedade.

Para quem tem problemas de saúde psicológica e para os seus familiares e amigos, as recomendações da OPP para ajudar a ultrapassar algumas dificuldades acrescidas que podemos estar a sentir durante este período.

Saúde oral

A saúde oral faz parte da saúde geral. Na fase de suspensão temporária de consultas e tratamentos, lembramos como deve manter-se saudável no vídeo da DGS. 'Cheque Dentista': o prazo de validade será prolongado até data que possibilite a sua utilização.

Alimentação Saudável

Planear e comprar alimentos para casa em fase de distanciamento social.

Um estado nutricional e de hidratação adequados contribuem, de um modo geral, para um sistema imunitário otimizado e para uma melhor recuperação dos indivíduos em situação de doença, conselhos no Manual de Alimentação em Tempos de Isolamento.

Vamos Pôr a Alimentação Saudável em Casa - Cuidados alimentares para crianças em tempos de Covid-19. Como ler os rótulos dos alimentos ou arrumá-los no frigorífico? Como preparar refeições familiares de qualidade? Como envolver as crianças e quais as tarefas apropriadas na preparação e confeção dos alimentos em cada faixa etária?.

Veja o resumo com as 6 Regras para uma Alimentação Saudável nas Crianças no artigo da Fundação.

Alimentação Saudável em Tempos de Isolamento à Base de Conservas de Pescado e Leguminosas Com menos exercício físico e exposição solar, necessitamos das proteínas de elevada qualidade e dos minerais e vitaminas (como a vitamina D) presentes nas conservas de pescado, e nas de leguminosas que podem ser um importante fator de equilíbrio, reduzindo o nosso apetite e contribuindo eficazmente para a ingestão de nutrientes com capacidades protetoras do nosso organismo.

O guia e livro de receitas - Alimentação Saudável à Base de Conservas de Pescado "Made in Portugal" mostra receitas saborosas, saudáveis, práticas de preparar, com um toque de 'Chef'.

Manuais de Alimentação e Hidratação em doentes com Covid-19 a recuperar em casa após alta hospitalar ou em autocuidados.

Prática de atividade física

A OMS recomenda incluir a prática de atividade física de 30 minutos, com intensidade pelo menos moderada, e com atividades que promovam a aptidão cardiovascular e o reforço muscular. Porque o confinamento social torna ainda mais importante falar de atividade física e dos benefícios fundamentais para a manutenção da saúde física e mental.

Aceda aos vídeos, #SerActivoEmCasa - Brincar-em-família, do IPDJ e os conselhos da DGS para manter a sua aptidão cardiovascular e a sua força muscular e equilíbrio.

Siga o Esquema de exercícios de Reabilitação Respiratória que propõe a SPP - Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

Consulte o apoio às 3 áreas da disciplina de Educação Física - atividades físicas, aptidão física e conhecimentos - que possam passar da escola para casa dos alunos em FITescola - Educação Física Online da DGEducação + Faculdade de Motricidade Humana

Combater o sedentarismo em casa e para todas as idades: Iniciativas em curso para apoio à prática de atividade física da população da DGS. Um diretório de atividades físicas específico de instituições de ensino superior, entidades governamentais e de utilidade pública ligadas à atividade física e de desporto. Indica plataformas para monitorizar a atividade diária e quantificar os movimentos dentro de casa.

Psicomotricidade dos bebés

O trabalho psicomotor favorece a descoberta exterior e interior da pessoa e das suas potencialidades, possibilidades e limites e permite uma adaptação contínua do pensamento à ação e da ação ao pensamento. Para estimular a psicomotricidade -movimento, intelecto e afeto - nos bebés dos 6 meses até os 3 anos, veja os vídeos que preparou a Fundação Maria Ulrich.

Crianças e Jovens

É importante ter o dia organizado!

Um calendário de atividades das crianças até aos 5 anos recomendadas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses - OPP e a DGS.

Um calendário de atividades dos jovens até aos 14 anos recomendadas pela OPP e a DGS.

Como Lidar com o Distanciamento Social em Família da Ordem dos Psicólogos Portugueses e o resumo nas notícias da fundação.

No 'Como sorrir em tempos de distanciamento social? Manual para Crianças', e o Manual para Estudantes, da Brain 4.0

De forma divertida, crianças e jovens podem ler notícias novas todos os dias, encontrar informações úteis sobre a doença, curiosidades, jogos, vídeos e atividades para desenvolver durante este período passado em casa:

Adultos e Pais

No Guia de sobrevivência para todos do ISPA se indicam 8 dicas de como tomar conta de si próprio.

Os Pais/Cuidadores que têm disponibilidade para estar com os filhos todo o dia têm de aceitar que vai ser exigente (para todos!), e que será necessária uma dose reforçada de paciência, compreensão e criatividade para gerir o dia-a-dia em isolamento. Kit de sobrevivência para os pais - Famílias em isolamento durante a pandemia COVID-19', da OPP.

Como Manter a Calma e Apoiar os seus Filhos Durante a Crise do Coronavírus pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens - CNPDPCJ

Orientações da CNPDPCJ , para disponibilização de recursos às crianças/jovens e famíliasfamílias após as medidas extraordinárias que Portugal adotou para lidar com a pandemia causada pela Covid-19.

Famílias

É importante fortalecer os laços em família e gerir momentos de tensão e conflito. As crianças e jovens são vulneráveis às pressões do meio e da própria situação de isolamento. O 'Manual para famílias' ajuda a lidar com a situação.

Para as famílias que estão em isolamento, é fundamental a organização de uma rotina diária que responda às necessidades de todos/as e que equilibrem momentos de trabalho e de lazer, de interação e autonomia. No entanto, podem gerar igualmente momentos de tensão e de conflito.

Nesta fase, devemos estar atentos/as para a adequada gestão destas situações, demonstrando sensibilidade para com o estado emocional do outro.

A chave está na forma como organizarem os momentos do dia. Manual para famílias. Como lidar com o isolamento em contexto familiar

Para quem trabalha fora de casa

A pandemia COVID-19 veio alterar as nossas vidas e impõe-se como um desafio muito exigente: é necessário criar estratégias de adaptação, organizar novas rotinas laborais e pessoais e lidar com múltiplas fontes de pressão. Alguns conselhos para os profissionais que têm de continuar a desempenhar as suas funções no local de trabalho habitual.

Teletrabalho - trabalho a partir de casa

Trabalhar a partir de casa coloca desafios a todos: às organizações, aos colaboradores (incluindo aqueles que sempre sonharam trabalhar em casa) e às suas famílias. As fronteiras entre a vida profissional e pessoal/familiar, que contribuem para o nosso bem-estar e saúde psicológica, podem esbater-se e criar um conjunto de dificuldades. Recomendações para quem está em Teletrabalho.

Viver e trabalhar em quarentena prolongada pode ser equiparado a passar várias semanas numa base científica na Antártica ou a bordo da Estação Espacial Internacional. Trabalhar em quarentena do ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

A título de compilação, recomendamos a consulta do Guia CASA + Trabalhar a partir de Casa e Cuidar da Saúde Mental divulgado recentemente pelo INA- Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas. O documento aponta para vários âmbitos da nossa vida pessoal e profissional que poderão sofrer constrangimentos neste período tão atípico das nossas vidas, tentando criar pontes, caminhos para tornar este trajeto +saudável, +informado e +apoiado.

Boas Práticas no Ciberespaço

Para ajudar a que as experiências na internet, das crianças e jovens, sejam seguras e positivas, veja o Destaque na eNews de outubro 2019.

Para saber mais sobre Saúde

Recomendamos a consulta da Pedipédia - a enciclopédia pediátrica online.

Fontes:
https://covid19.min-saude.pt/perguntas-frequentes/
https://covid19estamoson.gov.pt/
http://www.euro.who.int/en/health-topics/health-emergencies/coronavirus-covid-19
https://www.unicef.org/coronavirus/navigating-pregnancy-during-coronavirus-disease-covid-19-pandemic
https://www.ordemdospsicologos.pt/pt
https://www.ina.pt

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