A Fundação participou na 17ª Assembleia-Geral da Eurochild que decorreu nos dias 15 e 16 de junho de 2020.
Foram abordadas diversas temáticas consideradas prioritárias, tendo como visão procurar construir uma sociedade em que as crianças e os jovens crescem felizes, saudáveis e confiantes, respeitados como indivíduos de direito próprio, e de procurar contribuir ativamente em prol de uma sociedade que respeite o bem-estar e os direitos das crianças.
A Eurochild refletiu na AG as principais atividades realizadas no ano 2019 numa rede com cerca de 200 membros, de 34 países europeus.
Em 2019, graças à ação da Eurochild, as crianças surgiram como prioridade para a União Europeia (UE):
– no Parlamento Europeu através do intergrupal sobre os direitos das crianças; – na Comissão Europeia:- a Vice-Presidente para a Democracia e a Demografia, Dubravka Suica, é a primeira Comissária com mandato para desenvolver uma estratégia para a UE sobre os direitos das crianças, tendo participado pessoalmente no final da sessão plenária de dia 15 de junho, perante uma plateia virtual de cerca de 130 participantes;
- o Comissário Europeu para o Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, lidera a conceção de uma estratégia abrangente da UE para a European Child Guarantee / Garantia Europeia para a Infância,. tendo prestado depoimento e respondido às questões colocadas por alguns dos 70 participantes, no webinar específico sobre este tema.
Na introdução ao Relatório Anual 2019,. a Presidente da Eurochild, Marie-Louise Coleiro Preca reconhece os novos desafios criados pela pandemia da COVID-19 e a crescente importância de colocar as crianças no coração da Europa: “A recuperação será longa e difícil … se os esforços para reconstruir a Europa forem construídos com base no entendimento completo dos direitos das crianças, o nosso continente será mais justo e resiliente face às crises/choques no futuro. “
Nos webinars realizados nos dias 15 e 16 de junho, foram abordados e discutidos vários temas, colocando as crianças e suas famílias no centro das prioridades. De entre as temáticas abordadas cabe referenciar:
- A Early Child Development Campaign/ Campanha Europeia pelo Desenvolvimento Infantil. Neste âmbito, a Eurochild, em parceria com outras entidades, promove a Declaração ‘É tempo de reorientar as nossas sociedades e economias. Precisamos dar prioridade ao desenvolvimento da primeira infância’ à qual a Fundação se associa e divulga.
- A Child Guarantee/Garantia Europeia para a Infância. Neste âmbito, a Eurochild é um parceiro activo da EU Alliance for investing in Children cuja Declaração. divulgada em fevereiro de 2020, a Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso subscreveu.
- O Childonomics, uma metodologia que mede o valor social e económico do investimento nas crianças e suas famílias, como ferramenta de grande utilidade para as decisões de política pública pós-Covid-19.
- Como contribuir para a nova Estratégia Europeia dos Direitos das Crianças.
- Crianças em situação de acolhimento: ferramentas e práticas para responder aos novos desafios.
A Fundação participou ativamente na qualidade de membro efetivo, na Assembleia-Geral da Eurochild e nos webinars temáticos.
CUIDAMOS HOJE DO AMANHÃ!