Nos dias 6 e 7 de julho de 2023 decorreu em Lisboa o Congresso Internacional ‘Risco, Perigo e Resiliência Familiar. Vozes Cruzadas da Intervenção e Investigação’, organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – SCML.
A Fundação participou no Congresso, e foi convidada a apresentar o Poster com o título ”Prevenção e Reparação do Perigo: vinculação, família e comunidade”da autoria de Joana Garcia da Fonseca e de Mafalda Lourenço.
Enquadramento
Os primeiros anos são um período fundamental para que o processo do neuro-desenvolvimento se faça de forma a permitir que a criança desenvolva competências de autorregulação, de empatia e de autoconfiança e as capacidades de aprender, de construir relacionamentos positivos e de interagir com o meio que a rodeia. O que acontece nestes primeiros meses e anos tem impacto na sua formação como pessoa, na escolaridade, na saúde ao longo da vida e na futura empregabilidade. Qual o papel das entidades com competência em matéria de infância e juventude na promoção das relações de vinculação segura?
Toda a ação da Fundação representa um investimento estratégico na infância como modo de construção de uma sociedade mais saudável e sustentável.
A Ação Preventiva da Fundação
A Ação Preventiva é a atividade central da Fundação – FNSBS – desde 1951. O modelo de vigilância de saúde da Fundação é colaborativo e sistémico, centrado na promoção da saúde e no bem-estar das crianças ao longo do ciclo de vida familiar, com especial foco nos primeiros anos de vida, concretizado em equidade horizontal e vertical por uma equipa multidisciplinar.
Quando o investimento começa no início da vida da criança, os benefícios ao longo da vida e o retorno económico e social são maiores. Ainda maiores se o investimento começa no período pré-natal.
A Fundação – FNSBS- colabora com estruturas externas onde a atividade centra-se em ações reparadoras, a saber:
” Com o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância: A equipa de Intervenção Precoce na Infância da Fundação, que integra a Equipa Local de Intervenção (ELI) Lisboa Norte, abrangeu em 2022 um total de 121 crianças, com uma intervenção inter-sistémica e colaborativa nos contextos de desenvolvimento natural das crianças (família, creches, jardins de infância, outros).
” Crianças em situação de acolhimento: A Fundação assegura, desde 2014, uma linha de atividade dirigida a crianças/jovens retirados às suas famílias de origem e que estão em Casas de Acolhimento, em famílias de acolhimento, em processo de adoção ou de retorno à sua família de origem após institucionalização. Em 2022, a Fundação assegurou a vigilância de saúde de 158 destas crianças/jovens, residentes em 20 Casas, incidindo grande parte deste apoio ao nível da Saúde Mental
Pode visualizar e consultar aqui o conteúdo do Poster ‘Prevenção e Reparação do Perigo: vinculação, família e comunidade.
A Fundação – FNSBS – é entidade coordenadora da Campanha Nacional Primeiros Anos a Nossa Prioridade, associada à Campanha Europeia First Years First Priority.
CUIDAMOS HOJE DO AMANHÃ!