A Fundação colabora
No âmbito do Ano Nacional da Colaboração – 2019, e no Ciclo “Colaborar faz toda a diferença”, decorreu no dia 17 de setembro o evento sob o tema Saúde.
Um encontro sobre os desafios e os fatores de sucesso da colaboração, com a apresentação de experiências colaborativas e debate entre os participantes.
A Fundação – Dr.ª Paula Nanita- administradora executiva- assumiu a moderação do Painel “Os fatores de sucesso da colaboração interorganizacional“, que pretendeu sistematizar lições aprendidas, identificando os fatores facilitadores e os bloqueadores, a partir da experiência de cinco projetos bem-sucedidos que envolveram:
- ” o IPO Lisboa e o Hospital Sto. António com o modelo colaborativo entre os serviços, como resposta eficaz às necessidades de serviços de ortopedia cirúrgica em doentes com cancro.
- ” os Médicos do Mundo com o projeto ‘Porto Escondido’, uma intervenção em equipa de rua com uma unidade móvel de saúde a população vulnerável, imigrantes, trabalhadores sexuais e clientes, pessoas que utilizam drogas, e visa o rastreio das infeções.
- ” a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados em articulação com a área hospitalar, os cuidados continuados primários, o sector social, as autarquias, e as comunidades.
- ” a Faculdade Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, com o projeto Neuro- Inflamação induzida pelo estresse: os mecanismos e implicações para a tomada de decisão e o desempenho.
- ” a C.M. Torres Vedras com o projeto ‘Fórum Social intermunicipal: Saúde Mental’ em parceria com a C.M. Lourinhã.
A iniciativa foi organizada pelo IPAV- Instituto Padre António Vieira e o Govint – Fórum para a Governação Integrada, em parceria com a CM Vila Nova de Gaia e enquadra-se no Fórum Internacional de Gaia, dedicado à cooperação e o desenvolvimento sustentável.
CUIDAMOS HOJE DO AMANHÃ!