“A Pobreza e os Desafios da Equidade nos Primeiros Anos de Vida” foi a comunicação proferida, no âmbito do ICCA 2024 – 8ª Edição do Congresso Internacional da Criança e Adolescente, por Mafalda Lourenço, da Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso, na mesa redonda ‘Pobreza Infantil’ conduzida por Sérgio Araújo.
A equidade pode ser horizontal, referindo-se à situação em que pessoas com as mesmas necessidades têm igual acesso aos mesmos recursos, ou vertical, que implica que pessoas com maiores necessidades têm acesso a recursos adequados que respondam a essas necessidades.
Partindo da observação da situação atual em Portugal, fundamenta as vantagens de um maior retorno social quando o investimento é feito nos primeiros anos de vida, ‘porque hoje sabemos que começar cedo é melhor’.
Consulte a comunicação aqui.
Este Congresso foi organizado pela secção de Pediatria Social da Sociedade Portuguesa de Pediatria e decorreu, em Peniche, de 24 a 26 de janeiro de 2024.
Entre outras personalidades internacionais, o Congresso contou com a participação de Jana Hainsworth, ex-secretária-geral da EuroChild, sobre o tema da desinstitucionalização de crianças e jovens.
CUIDAMOS HOJE DO AMANHÃ!