Em tempos de COVID-19, importa reforçar os cuidados alimentares. Um estado nutricional e de hidratação adequados contribuem, de um modo geral, para um sistema imunitário otimizado e para uma melhor recuperação dos indivíduos em situação de doença.
Recomendamos a leitura do Manual ‘VAMOS PÔR A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM CASA Cuidados alimentares e atividades para crianças em tempos de COVID-19’, publicado pela DGS aqui.
A lavagem das mãos, as medidas de etiqueta respiratória e de distanciamento social serão sempre as medidas mais importantes para prevenir a propagação da doença por novo coronavírus (COVID-19).
Contudo, sabemos que um estado nutricional e de hidratação adequados contribuem, de um modo geral, para um sistema imunitário otimizado e para uma melhor recuperação dos indivíduos em situação de doença.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) sugere um reforço dos cuidados alimentares e atividades para crianças em tempos de COVID-19.
A rotina de milhares de crianças foi interrompida pela necessidade de evitar a propagação da COVID-19. Mais tempo de confinamento em casa, mais comida disponível a toda a hora e mais horas em frente ao ecrã podem potenciar o sedentarismo e o consumo de alimentos hipercalóricos de má qualidade nutricional.
Nestas condições, o ganho de peso é uma possibilidade, não só para as crianças como para toda a família. Mas, também, podemos ver este momento como uma oportunidade para promover o consumo alimentar saudável no seio da família e promover a aquisição de competências de compra e confeção de refeições saudáveis que há muito podia estar adiada.”
As 6 REGRAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS CRIANÇAS
- Comer mais fruta e hortícolas: nas quantidades necessárias é a regra de ouro da alimentação saudável.
- Beber mais água e menos bebidas açucaradas (bebidas refrigerantes, néctares e sumos de fruta) pois são um dos produtos alimentares que mais contribuem para a ingestão de açúcar nas crianças e adolescentes.
- Evitar o “lixo alimentar”, em particular os snacks hipercalóricos, ricos em sal, açúcar e gordura.
- Fazer uma alimentação completa, variada e equilibrada, seguindo os Fazer uma alimentação completa, variada e equilibrada, seguindo os princípios da Roda dos Alimentos
- Leite e derivados todos os dias, mas na dose certa (iogurte e queijo) são alimentos importantes para o crescimento e desenvolvimento das crianças.
- Ensinar os mais novos a comerem bem. Use o seu tempo livre para ensinar os mais novos a cozinhar de forma saudável.
- Divulgamos ainda o Manual de Alimentação em situação de isolamento, também da DGS, que pode consultar em aqui.
Este Manual aborda questões importantes, tais como, entre outras:
– Orientações para alimentação em situações de isolamento: planeamento e compra de alimentos – O SARS-CoV-2 (coronavírus) pode ser transmitido através dos alimentos? – O que poderá ter um Kit Alimentar para um período de isolamento para 14 dias? – A que alimentos deve ser dada preferência? – Aleitamento materno e COVID-19 – COVID-19 e estado nutricional dos idosos – Vitamina D
Consulte estes manuais que podem ser utilizados por profissionais de saúde e por toda a população, pois hoje, somos todos agentes de saúde pública.
CUIDAMOS HOJE DO AMANHÃ!