Novembro 2019
No âmbito do estudo de viabilidade para a Garantia Europeia para a Infância, a Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso participou ativamente, a convite da Comissão Europeia e por proposta da Eurochild, no workshop realizado em Roma em outubro 2019, sob o tema ‘Crianças de famílias em situação de vulnerabilidade’.
Eis as principais mensagens a reter dos intensos dois dias de trabalho:
- Os níveis de pobreza e exclusão social existentes na Europa são um escândalo e inaceitáveis.
- Combater a pobreza infantil é uma questão de direitos fundamentais – há que colocar os Direitos da Criança no cerne de todas as políticas.
- A Garantia Europeia para a Infância é uma oportunidade real para dar um importante passo em frente.
- A vontade política é essencial para progredir.
- A implementação da Garantia Europeia para a Infância precisa da mobilização dos 3 instrumentos da Comissão Europeia: legislação; políticas; orçamento.
- É essencial uma abordagem global, integrada, estratégica e planeada.
- A Recomendação “Investir nas crianças para quebrar o ciclo vicioso das desigualdades” (de 2013) continua a ser muito relevante:
- Fornece uma moldura geral para o desenvolvimento da Garantia Europeia para a Infância;
- Precisa de maior compromisso político (ao nível quer dos Estados-Membros quer do Conselho Europeu) para progredir.
- A Garantia Europeia para a Infância deve priorizar as crianças em situação de vulnerabilidade, mas no seio de políticas universais e adotando o universalismo progressivo (que combina políticas universais com políticas específicas).
- É essencial abranger os pais e as crianças em maior vulnerabilidade.
- Há outros grupos de crianças que não fazem parte do estudo de viabilidade e que não devem ser esquecidos (crianças vítimas de violência doméstica, crianças com progenitores presos, crianças a regressar aos países de origem após emigração).
- A intervenção precoce é vital
- Especial importância dos primeiros 1000 dias de vida;
- Tem um custo-benefício positivo social e economicamente;
- É a chave para quebrar ciclos de pobreza e exclusão social.
- As crianças têm que ser ouvidas!
O tema Garantia Europeia para a Infância surge em 2015 como parte de um plano europeu integrado para combater a pobreza infantil, nomeadamente as crianças vulneráveis.
A proposta do Parlamento Europeu pretende que todas as crianças em risco de pobreza ou exclusão social na Europa tenham acesso a cinco áreas-chave:
- Cuidados de saúde gratuitos;
- Educação e cuidados na primeira infância gratuitos;
- Educação gratuita;
- Habitação decente;
- Nutrição adequada.
A Comissão Europeia lançou, em 2018, o estudo de viabilidade com o objetivo principal de explorar como a Garantia Europeia para a Infância pode contribuir para:
- Combater a pobreza e exclusão social, particularmente entre as crianças europeias mais desfavorecidas; e
- Assegurar o acesso dessas crianças às cinco áreas identificadas pelo Parlamento europeu.
As negociações entre o Parlamento, a Comissão e o Conselho Europeus sobre a criação da Garantia Europeia para a Infância têm início previsto para d
We celebrate European Foundation and Donor Day, which takes place every 1st of October, by sharing the results of the 2024 satisfaction survey conducted with our clients. With excellent results, the spirit of our work is reflected in the testimony of one of our clients: “This foundation is essential for what it represents and for the services it provides to the community.”
CUIDAMOS HOJE DO AMANHÃ!