Lançamento do
Guia para o Financiamento dos serviços de promoção da saúde
A “economia do bem-estar”, uma prioridade a ser discutida este semestre sob a alçada da presidência da UE da Finlândia, é uma orientação política que visa colocar as pessoas e o seu bem-estar no centro das políticas e da tomada de decisão uma vez que melhorar e promover a saúde e o bem-estar levará a sociedades mais estáveis, crescimento sustentável e redução de desigualdades.
Bem a propósito e oportuno, a EuroHealthNet contribui para esta prioridade europeia com o recente lançamento do Financing Health Promoting Services – An Information Guide (Guia de informação para o Financiamento de serviços de promoção da saúde).
O guia destaca a necessidade de uma mudança sistémica para melhorar a saúde e o bem-estar em ordem a uma sociedade mais saudável e sustentável. Mudando o sistema de saúde: do atual foco no tratamento da doença para uma orientação de fortalecimento dos serviços de promoção da saúde e prevenção de doenças, evitando o cúmulo de problemas de saúde e o aumento dos custos com doenças, nomeadamente cronicas.
O guia explora como os recursos e capacidades podem ser mobilizados. Como aumentar os fundos de promoção da saúde por meio de impostos mais inteligentes, ou aumentar os investimentos e o pensamento inovador e reconhecer a saúde como um ativo que requer investimento, para permitir que todos os aspetos da economia e da sociedade prosperem.
O trabalho contempla um conjunto de evidências e exemplos extraídos de todo o mundo e contou com o contributo de casos de entidades públicas ou privadas de diversos países – Alemanha, Canada, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Lituânia, Hungria, Reino Unido, Suécia e Portugal, com o contributo específico do caso da Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso.
O guia é dirigido aos decisores de políticas públicas e investidores nas áreas da saúde e social que tenham como foco o desenvolvimento e financiamento de serviços de promoção da saúde que visem beneficiar a saúde e o bem-estar de todos.
Segundo fontes estatísticas referidas no Guia:
- Em toda a Europa, apenas cerca de 3% das despesas do sistema de saúde são destinadas à saúde pública, promoção da saúde e prevenção de doenças.
- Em comparação, cerca de dois terços são gastos em cuidados curativos e de reabilitação, ficando o remanescente em custos de bens médicos e gestão.
Este guia tem como objetivo inspirar ações integradas e estimular novos modos de promover a saúde, nomeadamente para abordar e responder às múltiplas causas de iniquidade em saúde:
- Mostra os estudos de caso para inspirar e informar de iniciativas que podem ser adotadas, modificadas ou desenvolvidas noutros contextos.
- Demonstra as formas pelas quais os setores relacionados com a saúde, como habitação e educação, podem impactar a saúde.
- Visa apoiar e trabalhar com investidores públicos e privados.
O guia informativo, ora lançado, terá uma ferramenta online, de atualização periódica, a partir do final do ano 2019.
Com este contributo, a Fundação partilha a sua visão de ‘estimular o desenvolvimento infantil, pela promoção da saúde, como fator crítico para o desenvolvimento humano‘, proporcionando um modelo de vigilância de saúde assente nas melhores práticas de medicina preventiva e de enfermagem, atuando precocemente, prevenindo e gerindo a doença. E fá-lo demonstrando o modo como diferentes stakeholders em Portugal (organizações privadas e cidadãos) se mobilizam em torno desta Causa.
Mais informação aqui e o Guia versão integral aqui.
We celebrate European Foundation and Donor Day, which takes place every 1st of October, by sharing the results of the 2024 satisfaction survey conducted with our clients. With excellent results, the spirit of our work is reflected in the testimony of one of our clients: “This foundation is essential for what it represents and for the services it provides to the community.”
CUIDAMOS HOJE DO AMANHÃ!