Os principais organismos de saúde pública e promoção da saúde da Europa reuniram no dia 4 de junho de 2020, para discutir o trabalho da EuroHealthNet sobre equidade em saúde, bem-estar e sustentabilidade. A pandemia da COVID-19 e seus impactos naturalmente concentraram a atenção dos 61 membros de 26 países europeus, face às novas realidades e desafios que as comunidades enfrentam.
O Conselho Geral concordou em realizar um estudo prospetivo de carater prioritário para analisar como a saúde pública e as desigualdades em saúde podem mudar no próximo período. O estudo será liderado pelo Netherlands Institute for Public Health and the Environment (RIVM), em colaboração com outras entidades membros associados e parceiros.
Torna-se evidente que a EuroHealthNet e seus membros associados têm papéis vitais a desempenhar no terreno nos seus países de origem e no futuro da Europa. Este importante estudo guiará a estratégia da associação nos próximos anos, durante os quais veremos a implementação do próximo orçamento plurianual da UE e o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O Conselho Geral contou com:
– a Comissária Europeia para a Saúde e Segurança Alimentar – Stella Kyriakides, com um depoimento. muito encorajador de como EuroHealthNet pode fazer parte da cooperação intersectorial e de múltiplos níveis, da agenda europeia para uma sociedade mais saudável, mais igualitária e mais sustentável. – o Diretor Regional da OMS Europa – Hans Kluge que, descrevendo um mundo pós-pandemia, deixou o seu depoimento. confiante em que a EuroHealthNet desempenha um papel vital na região europeia da OMS. – a Diretora de Assuntos Sociais da Comissão Europeia – Katarina Ivankovic-Knezev, que observou a oportunidade para melhorar a saúde e o bem-estar de todos no próximo orçamento plurianual da UE e nas propostas legislativas em andamento. A diretora identificou o European Pillar of Social Rights. como uma ferramenta importante para construir sociedades inclusivas.As áreas de trabalho identificadas como importantes e de progresso ao nível europeu incluem: o potencial de diversos programas comunitários para a transformação e melhoria do sistema de saúde, como o EU4Health; o European Green Deal que propõe a atuação sobre um sistema alimentar saudável, sustentável e justo; o progresso na defesa da Child Guarantee – garantia do acesso aos cuidados de saúde para todas as crianças; e a literacia em saúde considerada como fulcral na comunicação da Europe Fit for a Digital Age.
A Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso participou na qualidade de membro associado na plataforma de prática, no Conselho Geral da EuroHealthNet de 4 de junho de 2020.
Mais informação em EuroHeatlhNet.
CUIDAMOS HOJE DO AMANHÃ!