A iniciativa “Sabia que…?”, da Campanha Primeiros Anos a Nossa Prioridade, tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância do investimento nos primeiros anos de vida
Desta vez “Sabia que…?” conta com os contributos da Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso, divulgados nas redes sociais de 20 a 26 de setembro de 2022.
Pode partilhar estas informações através das redes sociais:LinkedIn ProChild CoLAB https://www.linkedin.com/in/prochild-colab-against-poverty-and-social-exclusion-3769b818aFacebook ProChild CoLAB https://www.facebook.com/ProChild-CoLab-Against-Child-Poverty-and-Social-Exclusion-1687168358082554Instagram ProChildCoLAB https://www.instagram.com/prochild.colab/
Sabia que…
A brincadeira é essencial para o desenvolvimento da criança?
Brincar é a atividade mais natural da criança, ajudando-a a conhecer-se a si mesma, a explorar as suas emoções e o mundo que a rodeia.
Na brincadeira, a criança envolve-se intensamente quando explora os seus interesses e encontra desafios “à sua medida”, que podem levar a novas aprendizagens.
Vários estudos têm mostrado a relação entre o brincar e o desenvolvimento de competências sociais, de raciocínio e de comunicação.
Sabia que…
Experiências de negligência ou maus tratos têm efeitos negativos no cérebro da criança?
A forma como o desenvolvimento cerebral ocorre, desde o nascimento, irá influenciar a aprendizagem, o comportamento e a saúde física e mental. Crescer num ambiente de vulnerabilidade, em que a criança está sujeita a elevados níveis de stress, será um fator prejudicial para o seu desenvolvimento cerebral. A criança irá aprender formas de pensar e agir que poderão dificultar a sua adaptação ao longo da vida. Para atenuar o impacto negativo de situações de negligência e/ou maus tratos, será essencial alargar a rede de suporte da criança, assegurando o apoio de adultos atentos e sensíveis.
Sabia que…
A exposição a situações de violência em idades precoce pode ter um impacto negativo no desenvolvimento da criança?
Mesmo não sendo intervenientes diretas, o facto de “conviverem” com episódios de violência, aumenta a probabilidade de as crianças sofrerem de stress pós-traumático, muitas vezes associado a um estado de alerta contínuo e a sentimentos de sobrecarga e impotência, que podem conduzir a vários tipos de problemas de saúde mental e física.
Sabia que…
Relações positivas e estáveis são fundamentais para que as crianças aprendam a lidar com as suas emoções?
A criança desenvolve relações significativas com os seus diferentes cuidadores. A segurança e previsibilidade destas relações contribui para o desenvolvimento das competências sociais e emocionais da criança.
Aspetos como a empatia, a capacidade de resolução de problemas e de interação com os outros, estão associados à qualidade das relações que a criança estabelece numa idade precoce.
Sabia que…
Rotinas calmas e previsíveis são muito importantes para que as crianças se sintam seguras?
O dia a dia das crianças envolve uma sequência de acontecimentos, incluindo, por exemplo, momentos de brincadeira, alimentação e descanso. Desde muito cedo as crianças são capazes de antecipar estes acontecimentos, moldando os seus comportamentos em função do esperado. Ter horários mais ou menos certos para comer, tomar banho ou dormir, aumenta a previsibilidade e promove a regulação emocional da criança. Contudo, as rotinas não têm de ser rígidas e inflexíveis! No quotidiano podem surgir imprevistos, que importa encarar com naturalidade, sem culpa ou ansiedade pelos adultos. Estas situações devem ser vistas como oportunidades de aprendizagem para as próprias crianças.
Mais Informação em Noticias no site PrimeirosAnos.com
We celebrate European Foundation and Donor Day, which takes place every 1st of October, by sharing t
CUIDAMOS HOJE DO AMANHÃ!