A Fundação assinou um Acordo de Cooperação, com o Instituto da Segurança Social, I.P/Centro Distrital de Lisboa, que procura criar as condições para a Intervenção Precoce na Infância (IPI) dirigida a crianças, entre os 0 e os 6 anos, com alterações nas funções ou estruturas do corpo que limitam o desenvolvimento individual, social, e a participação nas atividades adequadas à sua idade, ou com risco grave de atraso de desenvolvimento, de acordo com o modelo preconizado no Decreto-Lei nº 281/2009.

INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA

A resposta social "Intervenção Precoce na Infância" da Fundação é cofinanciada pelo Centro Distrital de Lisboa do Instituto da Segurança Social, I.P., através de Acordo de Cooperação, e integra a Equipa Local de Intervenção (ELI) Lisboa Norte do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância. (SNIPI).


Destina-se a crianças entre os 0 e os 6 anos, com alterações nas funções ou estruturas do corpo que limitam o desenvolvimento individual, social, e a participação nas atividades adequadas à sua idade, ou com risco grave de atraso de desenvolvimento.

Promove um apoio integrado, centrado na família e na criança, mediante ações de natureza preventiva e reabilitativa, designadamente do âmbito da educação, da saúde e da ação social e intervém nos contextos de desenvolvimento natural das crianças (domicílio, creches, jardins de infância, outros).

As ações a desenvolver nesta resposta social têm como objetivos:

- Assegurar às crianças a proteção dos seus direitos e o desenvolvimento das suas capacidades, através da Intervenção Precoce na Infância;

- Promover a deteção e sinalização de crianças com risco de alterações ou alterações nas funções e estruturas do corpo ou risco grave de atraso de desenvolvimento;

- Adequar o previsto na alínea anterior, em função das necessidades do contexto familiar de cada criança, com vista a prevenir ou reduzir os riscos de atraso de desenvolvimento;

- Apoiar as famílias no acesso a serviços e recursos dos sistemas da segurança social, da saúde e da educação;

- Envolver a comunidade no processo de Intervenção.

O seu âmbito geográfico corresponde à área de competência territorial da ELI Lisboa Norte, abrangendo as freguesias de Alvalade, Avenidas Novas, Benfica, Campolide, Carnide, Lumiar, S. Domingos de Benfica e Santa Clara.

Contacto:

Mafalda Lourenço | mafaldalourenco@fnsbs.pt | Tel: 211 533 818

TOP