A FNSBS tem acordos celebrados com as principais seguradoras, sistemas complementares de saúde, empresas e outros parceiros. Na área da Saúde Oral são também aceites os "Cheques-Dentista" emitidos pelo SNS.

SAÚDE DA CRIANÇA

A infância é uma das mais importantes etapas constitutivas do ser humano.

A nossa abordagem inclui:

  • Atividades de vigilância de saúde, através de rastreios planeados que possibilitam a deteção precoce de alterações e o seu diagnóstico em tempo útil, tornando mais fácil e eficaz o seu tratamento;
  • Atividades de diagnóstico médico, prescrição de terapêutica e acompanhamento da evolução da maior parte das situações de doença identificadas;
  • Atividades de educação para a saúde, através da divulgação de informação apropriada por entrevista individual, workshops ou sob a forma de folhetos ou brochuras, visando a opção por estilos de vida saudáveis.

A vigilância de saúde tem como principal objetivo proporcionar às crianças um crescimento e desenvolvimento harmoniosos, otimizando todas as suas potencialidades físicas, psíquicas, afetivas e sociais.

Na Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso esta vigilância de saúde é efetuada por uma equipa multidisciplinar e inclui os Programas de Saúde Infantil, Saúde da Audição, Saúde da Visão, Saúde Oral (incluindo 'Cheques-Dentista') e de Rastreio Cardiológico. Estes Programas interligam-se, acompanhando a criança deste os primeiros dias de vida até aos 18 anos.

Todos os Programas são assegurados por médicos da especialidade (Pediatra, Otorrinolaringologista, Oftalmologista, Médico Dentista, Cardiologista Pediátrico) e por enfermeiras especializadas. No caso do Programa de Saúde Oral, a vigilância é ainda assegurada por Higienistas Orais.

Cada criança/família é referenciada a uma enfermeira que acompanha todo o processo de vigilância e a quem a família pode recorrer sempre que entender necessário.

Para além das atividades de saúde programadas está disponível diariamente uma consulta para atendimento de crianças em situação de doença.

Para além destes Programas de Saúde a Fundação tem ainda disponível em benefício da criança:

  • Avaliação de Desenvolvimento Infantil;
  • Psicologia Infantil;
  • Terapia da Fala;
  • Apoio Psicopedagógico/Psicomotricidade;
  • Pedopsiquiatria;
  • Ortopedia Dento-Facial;
  • Ortodôncia Fixa;
  • Alergologia Pediátrica;
  • Nutrição;
  • Análises Clínicas;
  • Ecocardiogramas e eletrocardiogramas;
  • Vacinas.

O MODELO DE SAÚDE INFANTIL

O Programa de Saúde Infantil é o cerne de todos os outros serviços de saúde. Centrado na promoção da saúde e cuidados preventivos, concretiza-se em consultas alternadas entre pediatra e enfermeira, cujo plano é ajustado à idade e grau de risco de cada criança. Integra também rastreios de Saúde Oral, Saúde da Visão, Saúde da Audição e Cardiologia realizados em idades-chave, que permitem a deteção precoce, monitorização e encaminhamento de situações que podem interferir no desenvolvimento harmonioso da criança/jovem.




Modelo de Saúde Infantil





O PAPEL DO/A ENFERMEIRO/A DE FAMÍLIA

O/A enfermeiro/a de família tem um papel central no modelo da Saúde Infantil da Fundação. É o/a depositário/a de toda a informação sobre cada família acompanhada nos diversos serviços de saúde da Fundação. Com a sua visão holística e uma abordagem fortemente empática, apoiam individualmente os cuidadores, criando uma relação de confiança que permite que as mensagens de saúde/bem-estar sejam mais facilmente compreendidas e aceites.

É o/a enfermeiro/a de família, em conjunto com os cuidadores, que ajuda a concretizar uma estratégia de vigilância de saúde adequada a cada família, baseada nos fatores de risco para a saúde em presença e adaptada de acordo com os resultados dos rastreios realizados.

A enfermeira de família





SIGN IN YOUR ACCOUNT TO HAVE ACCESS TO DIFFERENT FEATURES

CREATE ACCOUNT

FORGOT YOUR DETAILS?

TOP