A FNSBS tem acordos celebrados com as principais seguradoras, sistemas complementares de saúde, empresas e outros parceiros. Na área da Saúde Oral são também aceites os "Cheques-Dentista" emitidos pelo SNS.

SAÚDE DA CRIANÇA

A infância é uma das mais importantes etapas constitutivas do ser humano.

A nossa abordagem inclui:

  • Atividades de vigilância de saúde, através de rastreios planeados que possibilitam a deteção precoce de alterações e o seu diagnóstico em tempo útil, tornando mais fácil e eficaz o seu tratamento;
  • Atividades de diagnóstico médico, prescrição de terapêutica e acompanhamento da evolução da maior parte das situações de doença identificadas;
  • Atividades de educação para a saúde, através da divulgação de informação apropriada por entrevista individual, workshops ou sob a forma de folhetos ou brochuras, visando a opção por estilos de vida saudáveis.

A vigilância de saúde tem como principal objetivo proporcionar às crianças um crescimento e desenvolvimento harmoniosos, otimizando todas as suas potencialidades físicas, psíquicas, afetivas e sociais.

Na Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso esta vigilância de saúde é efetuada por uma equipa multidisciplinar e inclui os Programas de Saúde Infantil, Saúde da Audição, Saúde da Visão, Saúde Oral (incluindo 'Cheques-Dentista') e de Rastreio Cardiológico. Estes Programas interligam-se, acompanhando a criança deste os primeiros dias de vida até aos 18 anos.

Todos os Programas são assegurados por médicos da especialidade (Pediatra, Otorrinolaringologista, Oftalmologista, Médico Dentista, Cardiologista Pediátrico) e por enfermeiras especializadas. No caso do Programa de Saúde Oral, a vigilância é ainda assegurada por Higienistas Orais.

Cada criança/família é referenciada a uma enfermeira que acompanha todo o processo de vigilância e a quem a família pode recorrer sempre que entender necessário.

A Fundação disponibiliza três Programas anuais de Vigilância de Saúde Infantil, dirigidos a crianças dos 0 aos 7 anos: no 1º. Ano de Vida; em Idade Pré-Escolar; no Início de Escolaridade. Consulte o flyer

Para além das atividades de saúde programadas está disponível diariamente uma consulta para atendimento de crianças em situação de doença.

Para além destes Programas de Saúde a Fundação tem ainda disponível em benefício da criança:

  • Avaliação de Desenvolvimento Infantil;
  • Psicologia Infantil (também em teleconsulta);
  • Terapia da Fala (também em teleconsulta);
  • Apoio Psicopedagógico/Psicomotricidade;
  • Pedopsiquiatria;
  • Ortopedia Dento-Facial;
  • Ortodôncia Fixa;
  • Alergologia Pediátrica;
  • Nutrição;
  • Ecocardiogramas e eletrocardiogramas;
  • Vacinas.

O MODELO DE SAÚDE INFANTIL

O Programa de Saúde Infantil é o cerne de todos os outros serviços de saúde. Centrado na promoção da saúde e cuidados preventivos, concretiza-se em consultas alternadas entre pediatra e enfermeira, cujo plano é ajustado à idade e grau de risco de cada criança. Integra também rastreios de Saúde Oral, Saúde da Visão, Saúde da Audição e Cardiologia realizados em idades-chave, que permitem a deteção precoce, monitorização e encaminhamento de situações que podem interferir no desenvolvimento harmonioso da criança/jovem.




Modelo de Saúde Infantil





O PAPEL DO/A ENFERMEIRO/A DE FAMÍLIA

O/A enfermeiro/a de família tem um papel central no modelo da Saúde Infantil da Fundação. É o/a depositário/a de toda a informação sobre cada família acompanhada nos diversos serviços de saúde da Fundação. Com a sua visão holística e uma abordagem fortemente empática, apoiam individualmente os cuidadores, criando uma relação de confiança que permite que as mensagens de saúde/bem-estar sejam mais facilmente compreendidas e aceites.

É o/a enfermeiro/a de família, em conjunto com os cuidadores, que ajuda a concretizar uma estratégia de vigilância de saúde adequada a cada família, baseada nos fatores de risco para a saúde em presença e adaptada de acordo com os resultados dos rastreios realizados.

A enfermeira de família





TOP